sexta-feira, 19 de julho de 2013

Concurso "Curtas da Casa" atribui um prémio de 2.500 euros ao vencedor.

O Douro Film Harvest (DFH), que decorre entre 14 e 21 de setembro, lança a segunda edição do "Curtas da Casa", uma competição nacional de curtas-metragens que tem como objetivo incentivar a produção nacional.

 

 

 

O DFH é organizado e produzido pela Expanding World e conta com o apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro.
A organização anunciou hoje que as inscrições para o "Curtas da Casa" estão abertas até 05 de agosto. A edição deste ano atribui um prémio de 2.500 euros ao vencedor.
Através desta competição, o DFH quer reforçar a aposta na produção cinematográfica nacional.
Com este concurso, pretende-se ainda estimular a produção e a exibição de curtas-metragens entre toda a região do Alto Douro Vinhateiro e o rio Douro, tendo o duplo objetivo de promover os seus recursos naturais e os seus produtos e resgatar novas interpretações do território através do cinema.
Os filmes têm que ser rodados na região duriense ou no rio Douro e o argumento tem que estar relacionado com os povos, as tradições, as tendências e o imaginário deste território.
Nesta competição podem inscrever-se filmes cuja realização seja exclusivamente portuguesa e cujas produções sejam maioritariamente portuguesas. Só serão admitidos produções de 2012 e 2013.
Os filmes devem ter no máximo 20 minutos e podem ser de diferentes géneros: documentário, ficção, experimental ou animação.
O vencedor desta competição é anunciado em setembro, durante a semana do festival Douro Film Harvest, que decorre entre o Douro e o Porto.
"Mulher Mar", dos gémeos jornalistas Filipe e Pedro Pinto, foi a curta-metragem vencedora da primeira edição "Curtas da Casa".
Também em setembro estreia a curta-metragem "Mau Vinho", realizada por Marcantónio Del Carlo, que foi produzida pelo DFH e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O filme foi rodado em Murça e conta com a participação de estudantes da academia transmontana.
O certame combina a colheita dos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro com a sétima arte, associando ainda a música e a gastronomia.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

SHORTCUTZ PORTO | 21:30 | 5 de JULHO no AUDITÓRIO DO EDIFICIO AXA

Esta semana o Shortcutz Porto estará de volta, pelas 21:30, sexta feira 5 de Julho, no Edificio Axa - 1ª Avenida. Iremos apresentar:



Curta-metragem do curso de Introdução à Criação Cinematográfica da Aliança Francesa do Porto:

Consoler pas Conforter

“Sentado no rebordo da banheira explicava a Eduarda que talvez não fosse muito assisado aos vinte e sete anos, vinte e nove dentro em breve, viver mais ou menos recluso numa banheira. Devia correr um risco, dizia eu de olhos baixos acariciando o esmalte da banheira; o risco de comprometer a quietude da minha vida abstracta para. Não terminei a frase.”




Este trabalho é o resultado do exercício final dos alunos do curso "Introdução à Criação Cinematográfica: Exercícios Fílmicos a Partir de Textos Literários Francófonos" leccionado por Joana Rodrigues na Aliança Francesa do Porto entre Janeiro e Maio de 2013. Na componente prática do curso partiram para a adaptação livre da obra "La Salle de Bain" do autor belga Jean-Philippe Toussaint.
 
  e ainda Projecto "Trailers de Não-filmes" de Joana Rodrigues


A Eva
O trailer “A Eva” debruça-se sobre os devaneios de uma jovem que tenta conciliar o pragmatismo da vida "real", essencialmente traduzido na pressão para encontrar um "emprego", e a sua visão sonhadora do que a rodeia. Assim, a sua preocupação essencial é a de encontrar uma função para a Beleza e para si mesma.

Natureza Morta
Uma adolescente recorre a incursões literárias à procura de um sentido, nem que seja encenado, para a sua presença num mundo que já pouco ou nada se entusiasma com os seus inocentes, mas rebuscados, devaneios existenciais.

Pai Nosso
O trailer “Pai Nosso” exprime a angústia do desencontro de duas gerações de mulheres na sua visão da vida religiosa. Enquanto a avó restaura a sua fé no altar caseiro que erige a Nossa Senhora, a neta estilhaça a sua crença nas potencialidades sobrenaturais das personagens de manga japonesa.


Apareçam!!!!